Analises de Conjuntura
“UFSCar Sorocaba – Um olhar histórico”
- Em meados de 2004 com o plano de desenvolvimento institucional, surge a proposta de implantação de um campus da UFSCar em Sorocaba, com a meta inicial de estabelecer dois cursos de graduação:- Ciências Biológicas, com ênfase em Biologia da Conservação e – Turismo com ênfase em ecologia e histórico-cultural. Também um curso de curta duração que seria de:- Agricultura familiar e, um de pós-graduação em: – Gestão ambiental.
- Um dos objetivos centrais era a transformação da região em referência nacional de conservação ambiental, visando a Instalação da universidade com um campus na Floresta Nacional (FLONA) de Ipanema, assim desta forma, os alunos contariam como palco de suas aulas, a própria FLONA podendo realizar pesquisas e análises sobre nossa biodiversidade local e capacitar profissionais com grande conhecimento em conservação ambiental.
- Um outro importante eixo era o projeto de desenvolvimento das micro-agriculturas, que visava Subsidiar o suporte técnico e incentivo de novas tecnologias, sob a orientação de técnicos e docentes que a universidade colocaria a serviço destas famílias por meio de cursos de curta duração e de linhas de pesquisas.
- Porém o projeto inicial fora inúmeras vezes revisto e somente em 2005 o conselho Universitário (ConsUni) autoriza a criação do campus na Região de Sorocaba, e em 2006 a Universidade instala uma sede administrativa na cidade.
- Neste mesmo ano, iniciam se as atividades dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Engenharia de Produção e Bacharelado em Turismo e em 2007 o curso de Engenharia Florestal, todos nas dependências da Faculdade de Engenharia de Sorocaba – FACENS.
- Em 2008, os cursos são transferidos para atual sede do campus e é também iniciado as atividades de 2 novos bacharelados, em Ciências Econômicas e em Ciência da Computação.
- No ano seguinte 2009, tiveram início as atividades dos cursos de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física e Licenciatura em Pedagogia e é também ano da criação do Centro Acadêmico de Geografia, CAGEOS.
- Em 2010 com a conclusão da segunda fase do campus são entregues os laboratórios de ensino e pesquisa de Informática, o restaurante universitário, a biblioteca, quadra de esportes.
“UFSCar Sorocaba – Uma visão Contemporânea”
- Recentemente foi inaugurado AT/LAB (aulas teóricas e laboratório), o prédio mais novo que compõe o campus e onde atualmente são ministradas às aulas teóricas do Curso de Geografia, mas ainda e novamente nos deparamos a desafios estruturais como o baixo sinal da rede de internet, a utilização de quadros negros e não a de quadros brancos, a baixa qualidade da comida do “RU” pela falta de uma cozinha Industrial”, a falta de laboratórios especificos, as demandas por acessibilidade que são cumpridas parcialmente no campo estrutural e não aplicadas no campo pedagógico;
- E também nos desafios curriculares e pedagógicos, como a falta de um maior numero de linhas de pesquisa; cursos de extensão vinculados as demandas da comunidade local; disciplinas optativas para bacharelado; maior quantidade de trabalhos de campo subsidiados; etc.
- Elementos que devem ser diariamente pautados.
“CAGeos… um histórico de Lutas”
- O Centro Acadêmico de Geografia, surge em 2009, ano da primeira turma do curso, motivados pela necessidade de um instrumento representativo se articulam e se fazem representar pelo CAGEOS.
- Vale destacar que a conjuntura do campus e do Curso era extremamente confusa e estruturalmente precária, pro se tratar de um campus em implantação e um curso ainda embrionário e que o CAGEOS desde sua fundação foi estritamente importante para a consolidação da Geografia em Sorocaba, emplacando lutas como a pelo “RU”, e fortalecendo espaços como a Semana da Geografia.
- Assim também sua atuação no cenário político social merecem destaques, a presença atuante nos fóruns estudantis, o posicionamento na “Greve das Federais”, respaldam ao CA toda legitimidade o que demanda muita responsabilidade em sua condução.
“ …assim rosas florescem…”
- A universidade apesar de ser um espaço de heterogeneidades pode até por esta razão, ser um ambiente muito solitário, temos um alto numero de ingressos de regiões diversas e distantes que manifestam leituras e praticas culturas distintas, com visões religiosas, político sociais, ideológicas por muito conflitantes, assim é necessário mecanismos que garantam e fomentem a sociabilidade, a experimentação, o amplo dialogo, e ao mesmo tempo afirme o direito a livre manifestação cultural.
- O centro Acadêmico, com muita coerência vem construindo um cenário de dialogo e respeito, produzindo a interação social entre ingressos e veteranos, fortalecendo os laços acadêmicos e sociais que são fundamentais para o desenvolvimento integral de todos/as.
- Isso deve se também a articulação das festas informais, a do Bixo Geográfico, GEOmaica, em atribuição conjunta a Atlética e a pratica de uma cultura permanente de sociabilidade, dialogo e respeito.
“…mas nem tudo são rosas….”
- Em todo processo existem desgastes e saturações que gradativamente vão minimizando a capacidade de atuação e desenvolvimento das ações e mesmos da fruição do acumulo político, frutos de um processo natural, hoje nota se uma ampla dificuldade de mobilização, de articulação e condução de atividades, inclusive na consolidação de fóruns de debates de fundamental importância para vida democrática participativa do curso.
- Aparentemente a estruturalização do movimento estudantil na UFSCar que trouxe bônus também trouxe ônus dos vícios presente como a hierarquização das ações, o carreirismo da militância, a minimização das entidades de base como o C.A a meros trampolins para outras organizações, um aparelhamento do centro acadêmico que não é salutar ao curso e a comunidade local.
- Fenômenos que não possuem culpados, mas que manifestam a necessidade da experimentação e fomento de novas ações e praticas.
“…Qual C.A. queremos Semear!”
- Para nós não há como pensar um C.A que não seja de dialogo e democrático, sensível as demandas e desposto a construção e fortalecimento deste importante curso ao qual somos/as todos/as apaixonados.
- Uma entidade presente no dia a dia da vida acadêmica e social, propositivo e combativo, que visa atingir os objetivos sempre com respeito e coerência, que ve na divergência uma possibilidade de crescimento e superação, e no dialogo uma grande ferramenta de ação.
- Um CAGeoS que seja fomentador, que traga para o cerne da universidade debates coerentes e atuais, que interaja com todos estudantes da geo e demais cursos, com o corpo docente e diretor, e com toda a comunidade a qual a universidade esta contextualizada.
- Que valorize a participação, que respeite a coletividade, seja canal acessível, respeite o estatuto, respeite credos, crenças e nunca dogmatize seus pensamentos …..
Assim o CAGeos, Centro acadêmico de geografia da UFSCar, é a instituição politica representativa dos estudantes de geografia da universidade Federal de Sao Carlos.